[Estudo de caso] Benchmarking para Ellas: como o mercado da beleza lida com a pandemia da Covid-19
Esse é um artigo secundário sobre o app Ellas. Você pode conferir o projeto completo aqui.
Para encontrar uma solução que aproximasse clientes e salões de beleza durante as determinações de fechamento do comércio não essencial na pandemia da Covid-19, buscou-se entender como salões de beleza de diferentes estados do país tentaram se adaptar à nova realidade. Os estabelecimentos buscados ficam em Porto Alegre, Recife e São Paulo.
As entrevistas foram feitas com as proprietárias dos salões Laces, Studio W, Studio Cavallazzi e M. Buscamos respostas para a pergunta: o que você tem feito para manter o salão em funcionamento durante a pandemia?
Venda de vouchers
Dos quatro salões de beleza procurados, apenas um, em São Paulo, adotou a venda durante o período da pandemia.
Dicas em redes sociais
Dois dos quatro salões procurados adotaram as dicas em redes sociais.
Protocolo de limpeza
Unânime entre os salões, o protocolo de limpeza — já adotado antes da pandemia — foi intensificado, principalmente devido a novos protocolos da Vigilância Sanitária para evitar a transmissão da Covid-19.
Kits de produtos
Metade dos salões procurados adotou a venda de kits de produtos.
Delivery de produtos
A opção não foi utilizada por nenhum dos estabelecimentos procurados.
Atendimento com hora marcada
Três dos quatro salões adotaram o atendimento exclusivamente por hora marcada, para evitar aglomerações e reduzir o risco de contágio da Covid-19.
Atendimento em casa
Nenhum dos estabelecimentos ofereceu essa opção às clientes.
Soluções online
O benchmarking foi fundamental para entendermos como o mercado reagiu à nova necessidade, mas foi aliando esse conhecimento às pesquisas feitas com clientes que conseguimos entender qual seria nossa solução para construirmos um MVP.
Além das entrevistas com proprietárias de salões de beleza, também conferimos o que já estava disponível para que as clientes pudessem usufruir de serviços e produtos de salão em casa.
No Beleza na Web, do Grupo Boticário, tivemos uma primeira referência de venda de produtos de beleza, para saber como o usuário desse tipo de serviço está acostumado a navegar.
Como nossa ideia era de comercializar produtos de estabelecimentos locais, precisaríamos de uma referência visual que pudesse unir diferentes estabelecimentos em uma única plataforma. Apesar de ser do setor de alimentação, o Ifood funcionou como inspiração por unir vários estabelecimentos em uma única plataforma.